DR. MFRANK

Dr Mfrank

Dr Mfrank
Missionário Servo do Senhor

Assembléia de Deus - Madureira

Assembléia de Deus - Madureira
Aos Domingo as 19h

Culto de Ensino - Terças as 19:30h

Culto de Ensino - Terças as 19:30h
Em todas as AD Madureira do Brasil

Culto da Família

Culto da Família
Assembléia de Deus - Madureira

Postagens populares

Blog Archive

SEJA NOSSO PATROCINADOR

Doações

Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de março de 2012
Ruínas da cidade de Uxmal, na península de Yucátan
A cidade de Uxmal, na península de Yucatán, prosperou por muito mais tempo do que os outros centros maias do período clássico

A saga da civilização Maia em três partes: a ascensão, o esplendor monumental e o colapso

por Guy GugliottaFonte: NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL
O fatídico esplendor dos maias teve como cenário as florestas tropicais do sul do México e da América Central. Foi ali que a civilização alcançou seu ápice no chamado período clássico. Para mapear uma cultura cujas raízes remontam a 3 mil anos, vamo-nos basear em novos indícios segundo os quais um chefe guerreiro mexicano poderia ter inaugurado uma época de magnificência e de obras-primas, como a máscara mortuária do rei Pakal de Palenque entre os maias. Os templos que se erguem em meio à selva revelam a expressão sublime da cultura maia.Mas impérios estão condenados a uma trajetória de ascensão e declínio. Em nosso relato final, acompanhamos a seqüência de catástrofes – naturais e humanas – que levou ao colapso da cultura maia do período clássico.
A Ascensão: o conquistador
Emissário de Teotihuacan, a poderosa cidade a oeste, o chefe Fogo Novo instaurou novas dinastias que conferiram um esplendor inigualável ao mundo maia
O forasteiro chegou assim que o término da estação das chuvas começou a firmar os caminhos através da floresta, permitindo a passagem das tropas. À frente de um grupo de guerreiros, ele entrou na cidade maia de Waka, passando diante dos templos e mercados e cruzando as praças amplas. Os moradores locais devem ter ficado atônitos, impressionados não só pela demonstração de força, mas também pelos cocares de penas, lanças e escudos recobertos de espelhos – os sinais de que aqueles homens eram originários de uma remota cidade imperial.
As inscrições antigas datam esse evento de 8 de janeiro de 378 e atribuem ao forasteiro o nome de Fogo Novo. Ele chegou em Waka, situada na atual Guatemala, como enviado de um potentado dos altiplanos no centro do México. Nas décadas seguintes, esse mesmo nome reapareceria em monumentos dispersos por todo o território dos maias, cuja civilização se estendia pelas florestas da Mesoamérica. Sob o impulso desse forasteiro, os maias alcançaram um apogeu que se prolongaria por cinco séculos.
Os maias sempre foram um enigma. Décadas atrás, as glórias de suas cidades em ruínas, e de sua bela mas incompreensível escritura,haviam levado muitos pesquisadores a imaginar uma pacífica sociedade de sacerdotes e escribas.Mas quando os especialistas em epigrafia decifraram os hieroglifos maias, descortinou-se um quadro de dinastias em guerra, rivalidades violentas e palácios incendiados.
Ainda hoje, contudo, continuam obscuras questões fundamentais, entre as quais o motivo do salto que levou a civilização maia ao seu apogeu. Na mesma época em que se difundia a fama de Fogo Novo, uma onda de mudanças varria o mundo maia. O que antes não passara de um grupo de cidades-Estado voltadas para seus próprios interesses, tornou-se uma coleção de centros urbanos empenhados em ampliar vínculos com os povoados vizinhos e com outras culturas, e uma das conseqüências dessa explosão de atividade foram as realizações artísticas que marcaram o chamado período clássico dos maias.
Agora, novas pistas, exumadas em ruínas tomadas pela vegetação e vislumbradas em textos recém-decifrados, sugerem que Fogo Novo foi um personagem crucial em toda essa transformação.Ainda que fragmentários, os indícios acumulados no decorrer da última década revelam que esse misterioso forasteiro reorganizou a liderança política do mundo maia. Recorrendo tanto à diplomacia como à força, ele forjou alianças, instalou novas dinastias e estendeu a influência da distante cidade-Estado da qual era representante, a grande metrópole de Teotihuacan, situada nas cercanias da atual Cidade do México.
Não há consenso entre os estudiosos a respeito da natureza de seu legado – ou seja, se foi o iniciador de uma prolongada era de dominação externa ou se serviu de catalisador para mudanças que vinham sendo preparadas pelos maias. Também é possível que estes já estivessem no caminho da grandeza.Mas não há dúvida de que a intervenção de Fogo Novo coincidiu com uma virada histórica.

0 comentários:

Dr Mfrank

Dr Mfrank

MF Consultancy

MF Consultancy
Consultoria Administrativa

About Me

Minha foto
DrMfrank
Tocantins, Brazil
PHD em Teologia pela FATEBI de Brasília - DF - BR, também pela Philadelphia da Inglaterra, Pós-graduando em Sociologia e Filosofia da Eadcon, também em Gestão de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi, Graduado em administração de Empresas pela FECIPAR e Teologia pela Fatebi e também Faculdade Philadelphia da Englaterra. Tetraplégico ou Lesado Medular e uso cadeira de rodas.
Ver meu perfil completo

CLOCK

ADMINSTRADORES ON-LINE

PLANETA SUSTENTAVEL

RADIO ON-LINE CONTINENTAL

RADIO ON-LINE CONTINENTAL
NOSSA RADIO EVANGELICA

Cantor David Duarte

Cantor David Duarte
Contate para sua Igreja

Cantora Cristina Martins

Cantora Cristina Martins
Entre em contato

VERDADE GOSPEL

VERDADE GOSPEL
CANAL DE NOTICIAL

Cursos 24 Horas

SEJA PATROCINADOR DESTA OBRA

DeficienteOnline

DeficienteOnline
Site exclusivo para Profissionais com Deficiência

Qual assunto você quer discutir neste Blog?

Seguidores

Add