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quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Depois de uma grande tempestade, o menino que estava
passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
Vovô corre aqui! Explica-me como essa figueira, árvore
frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se
quebrou, caiu com o vento e com a chuva… este bambu é tão fraco e continua de
pé?
Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se
curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o
vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade
dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais
importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me
curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o
princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito
difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo
também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas
quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado
(como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre
grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes
tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais
mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos.
Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite
criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos,
coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso
perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” (e não de
eu’s). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós
são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos
ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis.
Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles
são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade é que o bambu é oco, vazio de si mesmo.
Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso
tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto
para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima
lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o
alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta
terça-feira, 22 de maio de 2012

Atualmente, uma das maiores dificuldades para os profissionais é a falta de tempo. Quantos de nós não gostaríamos de um dia com 30 horas, ou até mais? Enquanto isso não é possível, algumas mudanças de hábito e rotina podem ajudar você a aproveitar melhor o dia e aumentar seu rendimento.
» Como driblar o sono e render no trabalho » 15 maneiras de melhorar sua memória e aumentar a produtividade » Fotos: 9 maneiras para trabalhar menos e render mais
Para começar bem, nada melhor do que uma boa noite de descanso e uma alimentação equilibrada, pois cada vez mais os especialistas enfatizam a importância dos alimentos no nosso rendimento diário.
Confira 15 dicas para que você tenha um rendimento maior:
Dicas para ser produtivo: 1) Evite reuniões
Algumas empresas possuem o costumem de marcar reuniões todos os dias, e em alguns casos mais de uma reunião diária. Grande parte dos empresários de sucesso diz que esse costume é muito prejudicial. Mark Cuban, dono do time de basquete norte-americano Dallas Mavericks, diz que “reuniões são uma perda de tempo a menos que você esteja fechando um negócio”.Dicas para ser produtivo: 2) A regra das duas pizzas
Jeff Bezos, dono do maior site de vendas do mundo, o Amazon.com, possui uma famosa regra para suas equipes: os grupos devem ser pequenos suficientes para se alimentarem com duas pizzas. A interação deve ser uma constante na vida de toda equipe, e - como dissemos na dica um - reuniões não devem ocupar o tempo e espaço que uma simples conversa poderia resolver. Grupos pequenos devem sempre ser valorizados, pois, com números menores a interação é muito mais eficiente.Dicas para ser produtivo: 3) Atenda o celular
Comunicação é a chave para o rendimento. Ninguém tem tempo de sobra para resolver mal entendidos, não é mesmo? Por isso mesmo, atenda seu celular. Faça disso um hábito na empresa, com seus clientes e parceiros. Conversas por telefone podem evitar algumas falhas de comunicação muito comuns em e-mails.Dicas para ser produtivo: 4) Organize as interrupções
Se você já tem conhecimento de possíveis problemas ou obstáculos que podem atrapalhá-lo durante o dia, por que não organizá-los? Dúvidas de seus colegas, cobranças, telefonemas ou conferências online, etc. Todas essas “interrupções” podem ser bem organizadas para que não prejudiquem o andamento de sua rotina. Faça uma lista ou agenda separada para esses fatores e confira-os antes de sair de casa, para chegar preparado no trabalho.Dicas para ser produtivo: 5) Pessoas certas
Talvez seja hora de passar um pouco mais de tempo no RH de sua empresa. Kevin P. Ryan, empresário e bilionário norte-americano, conta, “eu costumava pensar que os negócios eram 50% sobre ter as pessoas certas. Agora penso que é 80%”. A equipe certa, com pessoas competentes, irá poupar o tempo que sua desconfiança gastaria. Você terá mais produtividade, pois poderá delegar as tarefas sem preocupações.Dicas para ser produtivo: 6) Especialista
Se você realmente não puder investir tempo na contratação das pessoas certas para a empresa, então deixe que um especialista faça isso para você. Especifique as habilidades e talentos que você procure e deixe nas mãos de quem entende o trabalho de encontrar a pessoa ideal.
Dicas para ser produtivo: 7) Lista de afazeres
Muitas pessoas têm o costume de fazer uma lista de compromissos e metas diárias. Se você não tem esse hábito, então é hora de desenvolvê-lo. Faça sua lista antes de sair do escritório, com todas as coisas que terá de fazer no dia seguinte. Coloque os itens em ordem de importância, em um ranking de A, B ou C. Os itens na parte A são os mais urgentes e devem receber prioridade para serem resolvidos o mais rapidamente possível. Conforme for cumprindo suas metas, risque-os da lista e passe para o próximo.Dicas para ser produtivo: 8) Use seu e-mail como garantia
Não confie 100% em sua memória, pois ele pode comprometê-lo. Deixe documentado em seu e-mail todos os compromissos, viagens e reuniões. Faça disso um hábito, e conecte-se com as pessoas envolvidas para que não haja falhas na comunicação e você possa confiar naquilo que está escrito.
Dicas para ser produtivo: 9) Capture ideias
A internet é uma das maiores fontes de criatividade e você deve aproveitá-la. Quando precisar de novas alternativas, ideias ou opções vá atrás delas na internet. Você encontrará coisas originais e diferenciadas, que podem ajudá-lo a formular novas ideias.Dicas para ser produtivo: 10) Nas horas vagas
Muitas vezes será necessário sacrificar suas horas de lazer e vida social para garantir um futuro mais tranquilo. Na busca pelo sucesso, algumas escolhas não são fáceis. Aproveite o começo de sua carreira ou o início de um empreendimento para investir seu tempo extra em coisas que são mais difíceis de resolver.Dicas para ser produtivo: 11) Diminua seu tempo limite
Quando tiver que resolver alguma coisa rapidamente e seu prazo for de, por exemplo, uma hora, diminua seu tempo limite para 40 minutos. Dessa forma você irá trabalhar mais rápido e com mais foco.Dicas para ser produtivo: 12) Faça exercícios
Encaixar um tempo em sua rotina para se exercitar é muito importante. Exercícios físicos diminuem o estresse, previnem doenças e dão mais energia para que você seja mais produtivo. Procure fazê-los logo no começo do dia e não se esqueça de combinar esse hábito com uma dieta equilibrada e cheia de energia.Dicas para ser produtivo: 13) Tenha horas “vagas”
Por mais difícil que possa parecer, procure ter períodos livres em sua agenda. Essas horas aparentemente “vagas” estarão disponíveis para que você resolva imprevisto e problemas de última hora. Quando nenhum obstáculo surgir, aproveite esses minutos para se atualizar com as notícias e outros itens que normalmente são ignorados em sua rotina.Dicas para ser produtivo: 14) Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo
Nosso cérebro não está programado para fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo. Na maior parte do tempo, fazer isso é apenas uma maneira de deixar tudo realizado pela metade. Foque suas energias em um trabalho de cada vez e use toda sua capacidade mental para cumpri-lo.Dicas para ser produtivo: 15) Revise no fim do dia
Quando seu expediente estiver no fim, aproveite para revisar sua lista diária de afazeres e conferir o que foi feito e como foi realizado. Isso irá prepará-lo para o dia seguinte e você poderá evitar possíveis esquecimentos ou cobranças desnecessárias.Fuente: Universia Brasil
Saber se organizar é uma habilidade que todas as pessoas devem ter, pois ela será usada durante toda a vida
Bons hábitos de estudo fazem toda a diferença em seu desempenho escolar. Se você tem dificuldades com determinada matérias, suas habilidades de estudo podem ajudá-lo a vencer esse desafio. Ser organizado e saber valorizar seus talentos naturais são formas de superar notas baixas e rendimentos fracos.
» 7 ferramentas de estudo que você precisa ter
» 4 Estratégias para estudantes desorganizados
» Estudantes: 6 dicas para você se organizar de vez
Para avaliar se você tem bons hábitos de estudos e garantir um bom desempenho, separamos algumas questões. Dê notas de 1 a 5 para responder, sendo que 5 significa “concordo fortemente” e 1 representa “discordo totalmente”.
Confira 10 perguntas para avaliar seus hábitos de estudo:
Hábitos de Estudo: 1) Tenho um local específico para os estudosTer um local pessoal onde você pode focar toda sua atenção nos estudos é muito importante. Cada estudante possui uma dinâmica de estudos diferentes e ter um lugar pessoal pode ajudá-lo a ter mais concentração.
Hábitos de Estudo: 2) Conheço meu estilo de aprendizado
Para algumas pessoas, escrever resumos é a melhor maneira de estudar os conteúdos. Outras pessoas preferem recursos visuais ou sonoros. Identificar qual é seu estilo e como você aprende melhor faz toda diferença.Hábitos de Estudo: 3) Uso um planejador
Saber se organizar é uma habilidade que todas as pessoas devem ter, pois ela será usada durante toda a vida. Não importa seu método de planejamento – agenda, lista, calendário ou ferramentas digitais –, é importante manter todos os seus compromissos e trabalhos marcados para que você não deixe nenhuma responsabilidade de lado.Hábitos de Estudo: 4) Hábitos saudáveis de descanso
Quanto você dorme por dia? Manter bons hábitos de sono garante a energia necessária para cumprir todos os seus objetivos e evita o estresse.Hábitos de Estudo: 5) Não pular o café da manhã
Boa alimentação garante que você tenha disposição e capacidade de concentração durante as aulas. Pular refeições prejudica seu rendimento, principalmente em dias de prova, quando seu cérebro precisa de ainda mais energia para se concentrar.Hábitos de Estudo: 6) Sistemas de cores para se organizar
Sejam em marca-textos, notas autocolantes ou outros recursos, usar cores vibrantes é uma ótima maneira de aumentar seu rendimento e aproveitar melhor o tempo.Hábitos de Estudo: 7) Procrastinação
Procrastinar é o hábito de adiar compromissos ou metas. Você costuma procurar por desculpas para não cumprir suas tarefas? Por exemplo, deixar para estudar para um prova na noite anterior ao teste ou fazer os trabalhos de última hora.Hábitos de Estudo: 8) Não esquecer a lição de casa
Você costuma esquecer seus trabalhos ou lições em casa? Ou esquece até mesmo de fazê-los? Há inúmeras maneiras de prevenir esse problema, e identificar a que melhor funciona com você é muito importante para suas notas.Hábitos de Estudo: 9) Estudos para provas
Como são seus hábitos de estudo durante as provas? Você costuma se preparar antecipadamente ou deixa tudo para a última hora? Não é necessário enfatizar a importância de bons hábitos de estudo, quanto mais nos períodos de prova. Eles determinam suas notas e aproveitamento escolar e são grandes indicativos do tipo de profissional que você irá se tornar.Hábitos de Estudo: 10) Preparação para os dias de teste
Não basta estudar, você deve preparar seu corpo e mente para dias estressantes como os de teste. A pressão e o estresse desse período exigem que você dê atenção extra para sua alimentação e hábitos de descanso.Some as pontuações que você deu (1 a 5) e avalie seus resultados:
Pontuação total de 30-50 pontos:Você tem ótimos hábitos de estudo. Parabéns! Você sabe identificar seus pontos fortes e fracos e já aprendeu a trabalhar com eles. Continue nesse caminho e não se acomode.
Pontuação total de 20-29 pontos:
Você sabe algumas de suas habilidades, mas ainda tem dificuldades para aproveitá-las. Seus costumes de organização e planejamento devem ser revisados e você deve ter um foco maior em sua disciplina.
Pontuação abaixo de 20:
Comece a correr atrás do prejuízo. Aprenda a identificar suas habilidades e estilo de aprendizado, além de desenvolver novos hábitos de organização. Você está desperdiçando seu potencial, por isso não perca mais tempo com notas e rendimentos baixos.
Fuente: Universia Brasil
Definição e Finalidade
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Exemplos:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Senhora Ministra
Senhor Chefe de Gabinete
Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
- nome do órgão ou setor;
- endereço postal;
- telefone e endereço de correio eletrônico.
O ofício é um documento que pode ter diversos objetivos, dentre eles o de solicitar um serviço ou autorização para realização de eventos, situação em que geralmente deve ser encaminhado à Prefeitura Municipal.
Segue um modelo de ofício para prefeitura:
--------------------------
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
Ofício nº XXX/XXXX
À
Prefeitura Municipal de XXX
Ref.
Pedido de Autorização
A (nome da entidade),
inscrita no CNPJ nº (informar), com sede à (endereço), vem respeitosamente à
presença de Vossa Senhoria solicitar autorização para realização de (informar o evento) na (endereço onde ocorrerá o
evento) em (data e horário do evento).
O evento se destina
à (informar a que se refere o evento, qual seu objetivo, qual o público esperado e outras informações
relevantes).
Certos do deferimento do pedido, aguardamos a autorização.
Atenciosamente,
(assinatura)
(nome)
(cargo na instituição)
--------------------------
Obs: Imprimir duas vias, apresentar ambas e reter uma devidamente
protocolada.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
Exemplos:
Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Senhora Ministra
Senhor Chefe de Gabinete
Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:
- nome do órgão ou setor;
- endereço postal;
- telefone e endereço de correio eletrônico.
O ofício é um documento que pode ter diversos objetivos, dentre eles o de solicitar um serviço ou autorização para realização de eventos, situação em que geralmente deve ser encaminhado à Prefeitura Municipal.
Segue um modelo de ofício para prefeitura:
--------------------------
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
Ofício nº XXX/XXXX
À
Prefeitura Municipal de XXX
Ref.
Pedido de Autorização
Certos do deferimento do pedido, aguardamos a autorização.
Atenciosamente,
(assinatura)
(nome)
(cargo na instituição)
--------------------------
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Memorando:
Definição e FinalidadeO memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.
Forma e Estrutura
Quanto a sua forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Exemplos:
Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração
Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurídicos
MEMORANDO
Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de (ano).
Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.
Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos informática para o departamento de Recursos Humanos.
As especificações deverão ser obtidas junto a departamento de informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.
Atenciosamente,
(assinatura)
(nome completo)
O memorando representa um gênero textual que se
constitui de características específicas. Trata-se de uma comunicação interna
que veicula entre as unidades administrativas de empresas e órgãos públicos.
O memorando é um tipo de comunicação interna
veiculada entre as unidades administrativas de órgãos públicos e empresas
O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma
finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles
é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma
linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação
veiculada no meio comercial.
Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de
comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades
administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.
Ele representa um documento cuja característica principal é a agilidade
– dada a isenção de quaisquer procedimentos burocráticos que porventura venham
a dificultar a tramitação do referido ato comunicativo. Desse modo, no intuito
de evitar um aumento no número de comunicações feitas, os despachos ao
memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso da falta de espaço,
em folha de continuação.
Partindo do princípio de que o referido documento é endereçado a
funcionários, e não a autoridades, como é o caso da carta e do ofício, além das
características antes ressaltadas, a estrutura se compõe dos seguintes
pressupostos, entre eles:
- Timbre
da instituição;
- Número
do memorando;
-
Remetente;
-
Destinatário, sendo este mencionado pelo cargo que ocupa;
-
Indicação do assunto;
- Local e
data;
- Corpo
da mensagem, ou seja, o próprio texto;
-
Despedida;
-
Assinatura e cargo.
Mediante
o exposto, vejamos na prática um exemplo, o que nos permitirá conferir mais de
perto as elucidações aqui firmadas:
quinta-feira, 19 de abril de 2012
É verdade, caro leitor. O termo network virou moda e está até bem banalizado. Frases como "Você precisa fazer um bom networking" ecoam entre os quatros cantos do mundo corporativo e dentro das empresas de qualquer porte. Mas isso não parece ser à toa.
Você sabia que 70% das contratações são resultados de um bom networking? Foi o que apontou um estudo elaborado recentemente pela Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira. A pesquisa revelou que manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença na conquista de novos negócios e na procura por um emprego.
Porém, embora muito se fale sobre o tema, é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente como por em prática seu network, ou como exatamente funciona isso. Não é suficiente apenas marcar encontros e trocar cartões para formar uma boa rede de contatos. É preciso estabelecer relações e compartilhar interesses e informações com outras pessoas.
"O networking surge não só como uma ferramenta extra nos negócios, mas sim como um talento diferencial de relacionamento", afirma Paulo Monteiro, diretor de vendas e operações de DealerNet. "Atualmente, não basta ter uma boa empresa e um bom discurso de apresentação de oferta, é preciso relacionar-se muito bem para atingir os objetivos", complementa.
Na prática, a maioria das pessoas só se dá conta da importância de sua rede de relacionamento – ou do quanto a negligenciaram – quando mais precisam, seja em um novo emprego ou no fechamento de algum negócio. É nessa escolha de momento que muitos erram. Especialistas são unânimes em rejeitar a ideia de pensar em network apenas quando se necessita de ajuda. E, pode ter certeza, há uma grande diferença entre uma relação interesseira e uma relação resultante de interesses.
O economista Eduardo Lago entendeu isso na pele. "Quando estava tudo bem, bom emprego, bom salário, vivia no meu 'mundinho fechado', mal me relacionava com as pessoas. Só que a mudança de diretoria – e a consequente demissão que sofri – fizeram com que eu procurasse aquelas pessoas que evitava no passado", relata Eduardo. Passados cinco anos do ocorrido e devidamente empregado, ele revela ter aprendido a lição. "Agora eu vejo que era um completo antissocial. Aprender a me relacionar mais com as pessoas não só me ajudou profissionalmente, mas também no meu comportamento como ser humano", destaca o economista.
Ponto de largada
O primeiro passo para um bom networking é fazer uma lista das pessoas que você conhece e avaliar qual é o seu nível de proximidade com elas, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. Lembre-se: é necessário investir tempo para cultivar as relações. Quando você tem uma rede de relacionamento forte, não precisa ser o "bam bam bam" em tudo. Possivelmente conhecerá alguém que poderá auxiliá-lo no assunto sem problemas.
Outro fator importante é frequentar novos lugares onde possa conhecer pessoas diferentes. Ir sempre aos mesmos eventos todos os anos vira mesmice e limita o alcance do seu grupo de contatos. Tenha em mente que congressos, palestras e reuniões com clientes não são os únicos lugares para trabalhar seu network. Bons relacionamentos profissionais podem ser construídos em uma mesa de bar, parques e em atividades de lazer.
Presencial e web
A tecnologia é também uma grande aliada na hora de gerenciar os contatos. Devido à correria do dia a dia e ao acúmulo de tarefas, redes como Linkedin, Facebook e até mesmo o MSN, são excelentes ferramentas para estabelecer uma troca de informações e interesses. Porém, adicionar contatos sem nenhum critério e se expressar inadequadamente não aumentarão seu poder de relacionamento.
"A internet e as redes sociais podem transmitir a sensação de informalidade. Mas é preciso prezar pelo bom senso, ética e saber bem a diferença existente entre a liberdade e a libertinagem", explica o palestrante comportamental Dalmir Sant'Anna. Para ele, "o respeito com sua base de contatos é essencial, não devendo enviar mensagens improdutivas, sem fundamentação e, principalmente, que possam gerar algum desvio da sua conduta ou imagem".
Outro fator importante é entender que, no network, quantidade não significa qualidade e não importa se os contatos foram estabelecidos presencialmente ou via web. Essa constatação foi feita em 2010 por cientistas da Universidade de Oxford, comandada pelo antropólogo inglês Robin Dunbar, ao realizarem uma detalhada análise sobre o tráfego de sites de relacionamento. O estudo apontou que uma pessoa interage, no período de um ano, com, no máximo, 150 contatos, independente da origem dessas relações – ou seja, pessoais ou on-line.
A pesquisa reforça a teoria de Robin Dunbar, que ficou conhecido nos anos 90. Para ele, o cérebro humano é capaz de estabelecer círculos de amizade com no máximo 150 pessoas. Então, cuidado na hora de apertar o botão "adicionar" em suas redes sociais. Lembre-se que é melhor ter 100 amigos conhecidos no Linkedln, com quem você verdadeiramente se relacione, do que ter 800 pessoas com as quais você nem troca um "oi".
Top 20
Com a ajuda de especialistas, preparamos um guia com 20 dicas para que você prepare um network vitorioso.
1) Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta;
2) Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
3) Cuide-se para ser uma pessoa interessante. Isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem-informada, etc;
4) Estabeleça um link de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contato;
5) Seja você mesmo e pratique seu network diariamente, de maneira natural;
6) Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
7) Cuide da história que você está construindo;
8) Aproveite os momentos em que as coisas caminham bem para desenvolver relacionamentos e cultivá-los;
9) Reserve um horário para rever aquelas pessoas que não você encontra há algum tempo;
10) Não é de bom tom procurar seus contatos apenas quando precisa de um favor;
11) Não fale mal dos outros;
12) No caso de necessitar de um favor, perceba se a pessoa entendeu suas intenções;
13) Avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo. Lembre-se de que a relação é de troca;
14) Tenha à mão seus cartões pessoais;
15) Trate seu network como uma irmandade, em que existe fidelidade e ajuda mútua;
16) Respeite as regras básicas da ética corporativa: não use seu network para roubar outros contatos, clientes e ideias ou espalhar boatos sobre a concorrência;
17) Respeite a diversidade humana e compreenda que cada pessoa tem a sua maneira de pensar, agir e falar;
18) Entenda um pouco de tudo e não se restrinja apenas a sua área profissional;
19) Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
20) Mantenha-se sempre aberto a novos contatos.
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Você sabia que 70% das contratações são resultados de um bom networking? Foi o que apontou um estudo elaborado recentemente pela Right Management, consultoria especializada em gestão de talentos e carreira. A pesquisa revelou que manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença na conquista de novos negócios e na procura por um emprego.
Porém, embora muito se fale sobre o tema, é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente como por em prática seu network, ou como exatamente funciona isso. Não é suficiente apenas marcar encontros e trocar cartões para formar uma boa rede de contatos. É preciso estabelecer relações e compartilhar interesses e informações com outras pessoas.
"O networking surge não só como uma ferramenta extra nos negócios, mas sim como um talento diferencial de relacionamento", afirma Paulo Monteiro, diretor de vendas e operações de DealerNet. "Atualmente, não basta ter uma boa empresa e um bom discurso de apresentação de oferta, é preciso relacionar-se muito bem para atingir os objetivos", complementa.
Na prática, a maioria das pessoas só se dá conta da importância de sua rede de relacionamento – ou do quanto a negligenciaram – quando mais precisam, seja em um novo emprego ou no fechamento de algum negócio. É nessa escolha de momento que muitos erram. Especialistas são unânimes em rejeitar a ideia de pensar em network apenas quando se necessita de ajuda. E, pode ter certeza, há uma grande diferença entre uma relação interesseira e uma relação resultante de interesses.
O economista Eduardo Lago entendeu isso na pele. "Quando estava tudo bem, bom emprego, bom salário, vivia no meu 'mundinho fechado', mal me relacionava com as pessoas. Só que a mudança de diretoria – e a consequente demissão que sofri – fizeram com que eu procurasse aquelas pessoas que evitava no passado", relata Eduardo. Passados cinco anos do ocorrido e devidamente empregado, ele revela ter aprendido a lição. "Agora eu vejo que era um completo antissocial. Aprender a me relacionar mais com as pessoas não só me ajudou profissionalmente, mas também no meu comportamento como ser humano", destaca o economista.
Ponto de largada
O primeiro passo para um bom networking é fazer uma lista das pessoas que você conhece e avaliar qual é o seu nível de proximidade com elas, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal. Lembre-se: é necessário investir tempo para cultivar as relações. Quando você tem uma rede de relacionamento forte, não precisa ser o "bam bam bam" em tudo. Possivelmente conhecerá alguém que poderá auxiliá-lo no assunto sem problemas.
Outro fator importante é frequentar novos lugares onde possa conhecer pessoas diferentes. Ir sempre aos mesmos eventos todos os anos vira mesmice e limita o alcance do seu grupo de contatos. Tenha em mente que congressos, palestras e reuniões com clientes não são os únicos lugares para trabalhar seu network. Bons relacionamentos profissionais podem ser construídos em uma mesa de bar, parques e em atividades de lazer.
Presencial e web
A tecnologia é também uma grande aliada na hora de gerenciar os contatos. Devido à correria do dia a dia e ao acúmulo de tarefas, redes como Linkedin, Facebook e até mesmo o MSN, são excelentes ferramentas para estabelecer uma troca de informações e interesses. Porém, adicionar contatos sem nenhum critério e se expressar inadequadamente não aumentarão seu poder de relacionamento.
"A internet e as redes sociais podem transmitir a sensação de informalidade. Mas é preciso prezar pelo bom senso, ética e saber bem a diferença existente entre a liberdade e a libertinagem", explica o palestrante comportamental Dalmir Sant'Anna. Para ele, "o respeito com sua base de contatos é essencial, não devendo enviar mensagens improdutivas, sem fundamentação e, principalmente, que possam gerar algum desvio da sua conduta ou imagem".
Outro fator importante é entender que, no network, quantidade não significa qualidade e não importa se os contatos foram estabelecidos presencialmente ou via web. Essa constatação foi feita em 2010 por cientistas da Universidade de Oxford, comandada pelo antropólogo inglês Robin Dunbar, ao realizarem uma detalhada análise sobre o tráfego de sites de relacionamento. O estudo apontou que uma pessoa interage, no período de um ano, com, no máximo, 150 contatos, independente da origem dessas relações – ou seja, pessoais ou on-line.
A pesquisa reforça a teoria de Robin Dunbar, que ficou conhecido nos anos 90. Para ele, o cérebro humano é capaz de estabelecer círculos de amizade com no máximo 150 pessoas. Então, cuidado na hora de apertar o botão "adicionar" em suas redes sociais. Lembre-se que é melhor ter 100 amigos conhecidos no Linkedln, com quem você verdadeiramente se relacione, do que ter 800 pessoas com as quais você nem troca um "oi".
Top 20
Com a ajuda de especialistas, preparamos um guia com 20 dicas para que você prepare um network vitorioso.
1) Saiba se expressar e seja claro para garantir que a pessoa esteja recebendo a informação correta;
2) Planeje antes de fazer o contato e o faça de maneira personalizada;
3) Cuide-se para ser uma pessoa interessante. Isso inclui ler, ir ao teatro, cinema, estar bem-informada, etc;
4) Estabeleça um link de relacionamento (um assunto em comum) com o outro contato;
5) Seja você mesmo e pratique seu network diariamente, de maneira natural;
6) Partilhe ideias e convide o interlocutor para opinar sobre elas;
7) Cuide da história que você está construindo;
8) Aproveite os momentos em que as coisas caminham bem para desenvolver relacionamentos e cultivá-los;
9) Reserve um horário para rever aquelas pessoas que não você encontra há algum tempo;
10) Não é de bom tom procurar seus contatos apenas quando precisa de um favor;
11) Não fale mal dos outros;
12) No caso de necessitar de um favor, perceba se a pessoa entendeu suas intenções;
13) Avalie se o novo contato vai lhe acrescentar algo. Lembre-se de que a relação é de troca;
14) Tenha à mão seus cartões pessoais;
15) Trate seu network como uma irmandade, em que existe fidelidade e ajuda mútua;
16) Respeite as regras básicas da ética corporativa: não use seu network para roubar outros contatos, clientes e ideias ou espalhar boatos sobre a concorrência;
17) Respeite a diversidade humana e compreenda que cada pessoa tem a sua maneira de pensar, agir e falar;
18) Entenda um pouco de tudo e não se restrinja apenas a sua área profissional;
19) Tenha em mente quais são as suas habilidades e competências;
20) Mantenha-se sempre aberto a novos contatos.
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Ao longo da história foram proferidas algumas frases infelizes sobre inovação. Um alto funcionário do escritório americano de patentes afirmou, no início do século passado, que existiriam poucas coisas a se inventar, haja vista a quantidade de patentes já depositadas até então! Outra famosa é do presidente da IBM, Thomas J. Watson em 1943:“Eu acho que deve haver mercado no mundo para talvez cinco computadores.” Analisando essas frases, e o que aconteceu em seguida, está claro que o processo de inovação acontece de forma contínua, e normalmente condicionado às necessidades do ser humano. Sem a inovação, estaríamos ainda morando em cavernas, vestindo-se com roupas de peles e nos comunicando com grunhidos. Enfim, assim como a evolução, é um contra-senso fixar uma data para o término do processo criativo que gera inovação. Porém, diferentemente da evolução - que ocorre de forma gradual e espontânea ao longo da história - no mundo corporativo, para empresas que buscam crescimento com foco em inovação, o caminho muda. Para estas torna-se necessário definições claras do papel da inovação dentro da estratégia global de crescimento. Definindo-se que a inovação fará parte do “negócio”, será necessário conhecer profundamente o mercado de atuação, com o objetivo de prever suas tendências e definir metas do processo criativo para atendê-lo. Porém, antes de definir as metas, há perguntas que devem ser respondidas: 1. O que é inovação para a empresa? 2. Que percentual de projetos inovadores o portfólio de desenvolvimento suporta? 3. Há competências internas capacitadas para a execução do projeto? 4. Qual a capacidade de investimento para a área? 5. Será necessário atrair investidores? 6. Existem incentivos governamentais de apoio? 7. Qual o risco, e a empresa está dispostas a assumi-los? 8. Está preparada para aceitar o fracasso? Suprido dessas informações define-se as metas de inovação e parâmetros de medição como: crescimento pretendido versus percentual de investimento nesta área, quantidade de produtos/serviços a serem lançados anualmente, faturamento dos produtos/serviços inovadores em relação aos “commodities” do portfólio, tempo de mercado para considerar o produto/serviço uma inovação e outros particulares a cada negócio. Enfim, como regra geral, para tornar um negócio sustentável e de sucesso, é necessário definir metas de onde se pretende chegar e com qual estratégia. E no caso de inclusão de inovação no projeto empresarial, não se foge à regra. Roberto Alcântara é presidente e fundador da Angelus - Indústria de Produtos Odontológicos S/A, Empreendedor Endeavor desde 2008, e também escreveu sobre o acesso a recursos para inovação. | |
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Dr Mfrank

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Consultoria Administrativa
About Me
- DrMfrank
- Tocantins, Brazil
- PHD em Teologia pela FATEBI de Brasília - DF - BR, também pela Philadelphia da Inglaterra, Pós-graduando em Sociologia e Filosofia da Eadcon, também em Gestão de Empresas pela Universidade Anhembi Morumbi, Graduado em administração de Empresas pela FECIPAR e Teologia pela Fatebi e também Faculdade Philadelphia da Englaterra. Tetraplégico ou Lesado Medular e uso cadeira de rodas.